Automação Predial e Eficiência Energética

January 27, 2016

 

 

Energia: racionar ou racionalizar?

 

 

As chamadas megatendências, como as mudanças demográficas, urbanização, mudanças climáticas e globalização, têm causado impacto considerável   em todas as classes sociais.

 

A escassez de água e de energia elétrica (intimamente interligadas no Brasil, devido à matriz energética adotada no país, com 70% de energia hidrelétrica) já traz sérias restrições ao crescimento do país, e medidas urgentes devem ser colocadas em prática, para ao menos contornar a questão. Vale dizer que a sociedade deve e pode se mobilizar independentemente das ações tomadas no nível político.

 

Além da adoção de modalidades ecoamigáveis, tais como energia solar para aquecimento e geração de energia elétrica (fotovoltaica), eólica e biomassa, devem-se adotar hábitos de consumo sustentáveis.

 

Mas há outro caminho, sem grandes restrições ou sacrifícios: a racionalização do uso dos recursos e a ampliação dos projetos de “edificações verdes” – os quais trazem maior eficiência energética, menores custos de operação e manutenção, mais conforto e produtividade.

 

Um sistema abrangente de automação predial permite a tomada de decisões inteligentes em função de parâmetros definidos, proporcionando eficiência energética, através da racionalização contínua e automática, além de trazer sustentabilidade ambiental, segurança, conforto e acessibilidade.

 

 

Smart Buildings, os Edifícios Inteligentes

 

Tradicionalmente, Sistemas de Automação Predial (SAP, ou, em inglês, BAS - Building Automation Systems) tinham seu foco primordial no conforto e segurança. Mas, de acordo com estatísticas[1], edifícios consomem aproximadamente 40% da energia mundial e, assim, a automação predial e residencial pode representar também economia adicional: de 15 a 20% da taxa condominial podem ser reduzidos em função de um sistema automático de gestão; nas residências, a economia pode chegar a 40% da conta de energia elétrica. E, diferentemente da opção pelo racionamento, não há prejuízo para os usuários.

 

A racionalização do consumo de recursos ocorre através do monitoramento/sensoriamento e atuação sobre equipamentos de iluminação, sistemas AVAC (aquecimento, ventilação e ar condicionado) e dispositivos elétricos e eletrônicos em geral.

 

Os Sistemas de Automação Predial precisam ser sempre flexíveis, para acompanhar novas tendências tecnológicas sem grandes alterações. Vidros polarizados, por exemplo, podem controlar a transparência em função da incidência de luz solar, e gerar o controle eficiente da luminosidade e temperatura, podendo dispensar cortinas e persianas e até o acionamento do ar condicionado. 

 

 

Outros benefícios

 

Há ainda os benefícios não relacionados diretamente à economia de recursos e que podem ser obtidos com a utilização da automação:

  • Segurança física (“safety”): sensores de detecção de vazamentos de líquidos e gases, de fumaça, umidade, inundação e outros garantem o bem estar dos ocupantes, propriedade, equipamentos etc.;

  • Segurança do patrimônio (“security”): controles de acesso, com sensores de intrusão e câmeras, combinados ao sistema de automação, permitem rápida tomada de ação em caso de eventos fora do padrão;

  • Acessibilidade: idosos e pessoas com alguma dificuldade de mobilidade podem ter sua dependência reduzida;

  • Sustentabilidade ambiental: uso racional, reduzindo o consumo de recursos naturais e a emissão de CO2.

 

Se antes automação relacionava-se apenas ao controle de áudio e vídeo e segurança patrimonial, agora ela passou a integrar também   datacenters, centros de distribuição e a proporcionar gestão racional e economia de recursos, acessibilidade, sustentabilidade e, sobretudo, grande economia de custos, com controle facilitado pela integração com smartphones, tablets, notebooks e comandos por voz ou gestos.

 

[1] http://www.accenture.com/us-en/Pages/service-smart-building-solutions.aspx

 

Este artigo foi publicado na Revista AURESIDE NOTÍCIAS março/2015 - pg 38

Please reload

Posts Em Destaque

Automação Residencial Assistiva - Capaz de aumentar a autonomia, segurança e conforto de quem a utiliza, a Tecnologia Assistiva é conveniente e econôm...

December 24, 2019

1/6
Please reload

Posts Recentes

December 7, 2019

July 30, 2019

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Weilai 2020 (C) Direitos Reservados